Norma ISO 9k: a importância de conhecer as Partes Interessadas
Norma ISO 9k: a importância de conhecer as Partes Interessadas
Encontramos neste primeiro item da Norma ISO 9001:2015, ou simplesmente ISO 9k, apenas 10% de todos os seus requisitos. No entanto são estes os “deves”, que quando devidamente desdobrados guiam todos os demais!
A definição trazida pela Norma ISO 9000:2015 (fundamentos e vocabulário) nos ajuda na compreensão correta sobre Stakeholders, ou seja, Partes Interessadas:
“Pessoa ou Organização que pode afetar, ser afetada ou se perceber afetada por uma decisão ou atividade. Exemplo: Clientes, proprietários, pessoas na Organização, provedores (fornecedores), banqueiros, regulamentador, sindicatos, sócios ou sociedade, que podem incluir competidores ou grupos de pressão de oposição”.
Já em termos mais estratégicos e brasileiros, a FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) subdivide as Partes Interessadas entre Tradicionais e Não Tradicionais, sendo que a segunda acrescenta, por exemplo: parceiros, governos, imprensa, investidores e gerações futuras.
Mesmo não extrapolando a Norma ISO 9k sugiro que fiquemos atentos às Instituições sem fins lucrativos (terceiro setor em geral), como ONG’s e OSCIP’s, que geralmente são beneficiadas por nossas Organizações, algo já enraizado na cultura organizacional latino-americana.
E, de maneira mais específica, todo e qualquer segmento que interaja com Cooperativas precisa compreender as diversas funções e benefícios de um Cooperado, que para nós serão todos Partes Interessadas!
É interessante que o item 4 – Contexto da Organização – “surja” na Norma antes de Liderança (5) e antes mesmo do Planejamento (6). Sem a perfeita combinação entre as determinações e as práticas nenhuma Empresa conseguirá colocar seu “Contexto fora do Texto”, ou seja, sem demonstrar questões internas e externas seguidas de seus resultados, as estratégias não serão alcançadas de fato.
Mesmo destacando corretamente o escopo e a estrutura do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), sem desdobrar as Partes Interessadas nada ocorrerá correta e verdadeiramente e é aí que começamos nossas conversas aqui no Blog NCC! É simples listar as PI (Partes Interessadas), seus Requisitos e Monitoramentos, o mais complexo é fazer tudo isto acontecer e ocorrer de maneira sistêmica, contínua com foco para Melhoria e ainda com garra para a Lucratividade!!
Ao passo que bem monitoramos e por consequência atendemos os requisitos das Partes Interessadas nos aproximamos, ou melhor, alcançamos a Excelência num patamar tão almejado: o nosso!
Alta Qualidade todos os dias é o que desejo para todas e todos!
Sucesso Contínuo para nós!
Wellington Melolima | Auditor