Os Princípios logo no início
Os Princípios logo no início
Quando falamos em “Contexto fora do texto! ” e imaginamos que a Gestão deve ser vivenciada, é importante lembrar também dos Princípios!
Os Princípios de Gestão da Qualidade descritos na Norma – em seu item 0.2 – pertencem aos Requisitos não auditáveis, ou seja, não passam por Auditorias como os itens 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10, e isto pode significar, infelizmente, o esquecimento do tema, algo que nós “Qualidadeiras” e “Qualidadeiros” não permitiremos! Como Profissionais da Qualidade trazemos em nosso cotidiano as responsabilidades e a salvaguarda da Norma, é isso ou nada e, por mais radical ou dramático que pareça, na prática é assim mesmo!
Sabemos que os Princípios foram compreendidos e são aplicados quando temos uma Alta Direção atuante e, por isso, podemos relacionar o tema ao item 5 – Liderança.
Quando falamos em “Princípios logo no início! ” me refiro a um chamamento às responsabilidades e autoridades de todas e todos na Organização, deste modo a cada planejamento e novo replanejamento, no ciclo contínuo em busca pela excelência, devemos lembrar primeiro dos Princípios.
Não esquecer desta importante dica pode representar fatia importante do bom sucesso que almejamos!
Então, a prática que recomendo é que agora Sim! Agora. Independentemente do mês que estiver no ato da sua leitura, se debruce em seus documentos do seu SGQ ou SGI e identifique onde estão seus Princípios de Gestão da Qualidade e, se não localizar algum, trate de corrigir! Ainda há tempo.
Para apoiá-la ou apoiá-lo veja a lista de benefícios de aplicação extraídos, na íntegra, da Norma ABNT NBR ISO 9000:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulário), quando destaca “alguns dos principais benefícios potenciais são” (em todos os sete princípios):
FOCO NO CLIENTE:
- Aumento do Valor para o Cliente;
- Aumento da Satisfação do Cliente;
- Melhoria da Fidelidade do Cliente;
- Aumento da repetição dos Negócios;
- Melhoria da reputação da Organização;
- Ampliação da base de Clientes e;
- Aumento da receita e da participação de Mercado.
LIDERANÇA:
- Aumento da Eficácia e de Eficiência em atender aos Objetivos da Qualidade na Organização;
- Melhoria na coordenação dos Processos da Organização;
- Melhoria na Comunicação entre níveis e funções da Organização e;
- Desenvolvimento e melhoria da capacidade da Organização e de seu pessoal em fornecer os Resultados desejados.
ENGAJAMENTO DAS PESSOAS:
- Melhoria da compreensão dos Objetivos da Qualidade da Organização pelas Pessoas da Organização e maior motivação para alcançá-los;
- Maior envolvimento das Pessoas em atividades de Melhoria;
- Melhoria do desenvolvimento, das iniciativas e da criatividade das Pessoas;
- Melhoria da Satisfação das Pessoas;
- Melhoria da confiança e colaboração em toda a Organização e;
- Maior atenção aos Valores e Cultura compartilhados em toda a Organização.
ABORDAGEM DE PROCESSO:
- Aumento da capacidade de concentrar esforços em processos principais e em Oportunidades de Melhoria;
- Resultados consistentes e previsíveis por meio de um Sistema de Processos alinhados;
- Desempenho otimizado por meio de uma Gestão do Processo eficaz, do uso eficiente dos recursos e de barreiras interfuncionais reduzidas e;
- Permitir que a Organização forneça confiança às partes interessadas no que diz respeito à sua Consistência, Eficácia e Eficiência.
MELHORIA:
- Melhoria do desempenho de Processos, capacidade Organizacional e Satisfação do Cliente;
- Melhoria do foco na investigação e determinação da causa-raiz, seguida de prevenção e Ações Corretivas;
- Melhoria da capacidade de antecipar e reagir aos Riscos e Oportunidades Internas e Externas;
- Reforço na consideração de ambas as Melhorias, incremental e de ruptura;
- Reforço na utilização da aprendizagem para Melhoria e;
- Melhoria em busca da Inovação.
TOMADA DE DECISÃO COM BASE EM EVIDÊNCIA:
- Melhoria dos processos de Tomada de Decisão;
- Melhoria na Avaliação do Desempenho do Processo e na capacidade para alcançar os Objetivos;
- Melhoria da Eficácia e Eficiência Operacionais;
- Melhoria na capacidade de analisar criticamente, desafiar e mudar opiniões e decisões e;
- Aumento da capacidade de demonstrar a Eficácia de decisões anteriores.
GESTÃO DE RELACIONAMENTO:
- Melhoria no desempenho da Organização e de suas Partes Interessadas quando responder às oportunidades e restrições relacionadas a cada Parte Interessada pertinente;
- Compreensão comum de Objetivos e Valores entre as Partes Interessadas;
- Melhoria na capacidade de agregar valor para as Partes Interessadas através do compartilhamento de recursos e de competências e através da Gestão de Riscos relacionados com a Qualidade.
- Uma Cadeia de Fornecimento bem gerenciada provendo um fluxo estável de Produtos e Serviços.
Lembre-se coloque sempre: os Princípios logo no início! Mesmo que crie um reinício!
Alta Qualidade todos os dias é o que desejo para todas e todos!
Wellington Melolima | Auditor