ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma instituição sem fins lucrativos, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de segurança e qualidade em saúde no Brasil;
A metodologia de segurança e qualidade da ONA é reconhecida internacionalmente pela Sociedade Internacional para a Qualidade nos Cuidados de Saúde (ISQua).
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.
A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a acreditação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.
Conceitos e níveis
Padrões ONA
Os padrões ONA podem ser adotados e avaliados nos seguintes tipos de prestadoras de serviços de saúde:
- Serviços Hospitalares;
- Serviços de Hemoterapia;
- Serviços Laboratoriais;
- Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva;
- Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear;
- Serviços Ambulatoriais;
- Serviços de Pronto Atendimento;
- Serviços de Atenção Domiciliar;
- Serviços Oncológicos;
- Serviços de Medicina Hiperbárica;
- Serviços de Anatomia Patológica;
- Serviços de Atenção Primária à Saúde;
- Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar;
- Serviços Odontológicos;
- Serviços de Telemedicina.
Fluxo da Avaliação
Vantagens
Desenvolvimento de um Sistema de Gestão Diferenciado para a área da Saúde, fundamentado em:
Benefícios quantitativos
- Melhoria de processos
- Gestão por indicadores
- Redução de custos
- Busca por eficiência
- Melhoria contínua
- Ferramenta de gestão
Benefícios qualitativos
- Aumento da qualidade no atendimento
- Responsabilidade e comprometimento com atendimentos seguros
- Desenvolvimento profissional contínuo
- Preparado para absorver tendências do mercado