Site em manutenção, caso necessite de alguma informação ou documento, favor contatar via canal WhatsApp disponível no site.

Entenda o SKID: unidade modular de processo e impacto na indústria

Entenda o SKID: unidade modular de processo e impacto na indústria

NCC Certificações: Navegando pelo Universo SKID

A Unidade Modular de Processo, também conhecida como SKID, é uma unidade formada por um conjunto de equipamentos, componentes e acessórios pré-montados em chassis, pré-testados em fábrica, que será montada, interligada e testada no destino, completando a função de seu respectivo sistema industrial. Esta é uma definição fornecida pela Portaria Inmetro 115/2022. 

De acordo com outras definições desta portaria, um equipamento elétrico para atmosferas explosivas pode ser uma unidade modular de processo, equipamento, componente, acessório, fixo, pessoal, portátil ou transportável. Este pode ser do tipo: elétrico, eletrônico, instrumentação ou telecomunicação, que incorpora um conjunto de medidas específicas para evitar a ignição de uma atmosfera explosiva ao seu redor. Este é utilizado como parte de, ou em conexão com uma instalação, ou operado em uma área sujeita a atmosfera explosiva. 

 

A portaria também estabelece que o Modelo de Certificação de Situação para Produto Importado (SPI) não é aplicável para os seguintes produtos: acessórios de instalação (por exemplo: prensa cabos, eletrodutos flexíveis, uniões, etc.), luminárias, reatores eletrônicos para lâmpadas fluorescentes, lanternas de mão, projetores, invólucros vazios, motores elétricos, caixas de ligação, válvulas solenoides e componentes para sinalização e comando, exceto quando estes fazem parte de uma unidade modular de processo (SKID).

 

Na avaliação da conformidade de um SKID, a documentação do processo de certificação deve estar claramente vinculada (ou seja: número de série) à identificação de cada unidade abrangida pelo processo de certificação, inclusive para cada componente de uma unidade modular de processo (SKID). Isso significa que cada componente deve ter sido certificado ou ter sido avaliado em sua conformidade em relação às normas internacionais aplicáveis.

 

A NCC Certificações está credenciada pela Cgcre/Inmetro para realizar a avaliação da conformidade (certificação) desses produtos.