O que é a Escala Cidadã Olga Kos?
O que é a Escala Cidadã Olga Kos?
A Escala Cidadã Olga Kos (ECOK) é um esquema de certificação a partir da identificação, monitoramento e avaliação de como a inclusão social é praticada no mercado de trabalho. Nela, avalia-se, a partir de 5 variáveis, 20 indicadores e 37 requisitos, o quanto uma empresa ou entidade pública é inclusiva visando contemplar a diversidade por gênero, idade, deficiência, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outro fator e exclusão.
Esse processo é inédito no mundo e contribuirá para que a dimensão social dentro das empresas seja baseada em métricas bem definidas.
O processo de avaliação será realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Com isso, será possível atribuir um nível de inclusão representado pelo Selo de Inclusão Olga Kos (SEIOK). É um esquema onde a organização deve atender 75% da escala para receber selo e certificado.
Nível I – Potencial Inclusivo Latente
Nível II – Potencial Inclusivo Emergente
Nível III – Orientação Inclusiva
Nível IV – Plenamente Inclusiva
A solicitação do Selo poderá ser feita por organizações que desejem associar a sua marca às práticas de inclusão.
Etapas do processo:
- Solicitação da certificação
- Análise da solicitação e da conformidade da documentação
- Atribuição de selos de 2, 3 e 4 estrelas
- Confirmação da manutenção
- Avaliação de Recertificação
Os organismos de avaliação da conformidade poderão solicitar acreditação neste novo escopo e serão avaliados periodicamente pelo Inmetro, assim como já ocorre em outros escopos.