ESG (Environment, Social & Governance)
Este conceito se refere às boas práticas empresariais que se preocupam com critérios ambientais, sociais e parâmetros de excelente governança corporativa. É uma forma de avaliar as organizações, quanto ao seu comportamento frente as situações atuais que envolvem meio ambiente, qualidade, segurança, saúde, relacionamento, pessoas e finanças.
Os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) são um conjunto de padrões (normas) para o comportamento de uma empresa. Os critérios ambientais consideram como uma empresa protege o meio ambiente, incluindo políticas corporativas que abordam as mudanças climáticas, por exemplo. Os critérios sociais examinam como ela gerencia as relações com colaboradores e colaboradoras, fornecedores, clientes, órgãos reguladores e as comunidades onde atua. A governança lida com a liderança de uma empresa, remuneração, auditorias, controles internos e direitos dos acionistas.
A seguir são apresentados os critérios para uma organização ESG
Ambiental
Os critérios ambientais podem incluir políticas climáticas corporativas, uso de energia sustentável (Green Energy), tratamento e reciclagem de resíduos, grau de poluição, conservação de recursos naturais e cuidados com animais. Os critérios também podem ajudar a avaliar quaisquer riscos ambientais que uma empresa possa enfrentar e como a empresa está gerenciando esses riscos. As considerações podem incluir emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa, gestão de resíduos tóxicos e conformidade com os regulamentos ambientais.
Social
Os critérios sociais olham para o relacionamento da empresa com as partes interessadas. Se ela solicita/exige que seus fornecedores também atendam os padrões estabelecidos para ESG. A empresa pode/deve doar um percentual de seus lucros para a comunidade local e incentivar os seus colaboradores e colaboradoras a realizar trabalhos voluntários. As condições do local de trabalho devem refletir alta consideração pela saúde e segurança do seu pessoal.
Governança
Os padrões de governança ESG garantem que uma empresa use métodos contábeis precisos e transparentes, busque integridade e diversidade na seleção de sua liderança e seja responsável perante os acionistas, não usem contribuições políticas para obter tratamento preferencial ou se envolvam em conduta ilegal
À medida que as práticas de negócios voltadas para ESG ganham mais força, as empresas podem/devem acompanhar o seu desempenho, através de relatórios que revisam extensivamente suas abordagens ESG e os resultados finais. O valor final dos critérios ESG dependerá se eles incentivam as empresas a promover mudanças reais para o bem comum, ou simplesmente marcam caixas e publicam relatórios. Isso, por sua vez, dependerá se os fluxos de investimento seguem os critérios ESG que são realistas, mensuráveis e acionáveis.
Material sujeito a mudança (s) em caso de alteração na (s) portaria (s). Publicado em: 13/12/22