Sustentabilidade
“Sustentabilidade”, Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2021
Substantivo feminino
1. Qualidade ou condição do que é sustentável.
2. Modelo de sistema que tem condições para se manter ou conservar.
ABNT NBR ISO 14001:2015
Alcançar um equilíbrio entre o meio ambiente, a sociedade e a economia é considerado fundamental para que seja possível satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as suas necessidades. O objetivo do desenvolvimento sustentável é alcançado com o equilíbrio dos três pilares da sustentabilidade.
A sustentabilidade serve como alternativa para garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, ao mesmo tempo em que permite aos seres humanos e sociedades soluções ecológicas de desenvolvimento. Deve estar equilibrada de modo a assegurar o desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de atividades, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis.
Analisando os três pilares da Sustentabilidade:
– Meio ambiente
– Sociedade
– Economia
Imagine uma fábrica de telefones celulares:
– Construção física e estrutural da unidade fabril (aspectos ambientais);
– Geração de empregos diretos e indiretos, proporcionando desenvolvimento da comunidade local (aspectos sociais);
– Criação de bens que melhoram a comunicação entre as pessoas e outras organizações, gerando negócios e renda de forma ampla (aspectos econômicos).
Se a sustentabilidade está no equilíbrio desses pilares, parece razoável que a fábrica trate com maior profundidade o aspecto ambiental, de modo a harmonizar o meio ambiente com os demais pilares – Sociedade e Economia.
Para a construção física da unidade fabril, foi preciso desmatar uma área, portanto foi realizado um estudo de impacto ambiental e proteção do solo, fauna e flora para comportar as alterações no ecossistema existentes na região.
Boas práticas para remediar possíveis desvios residuais, de modo a mitigar todos os efeitos do impacto ambiental, seriam:
– Proporcionar a geração de energia limpa para a fábrica, por exemplo, solar e/ou eólica;
– Fomentar o plantio de árvores em regiões áridas próximas;
– Envolver todos os seus trabalhadores para uma conscientização ambiental;
– Incentivar o transporte coletivo através de veículos elétricos e/ou híbridos;
– Promover o descarte ecológico de refugos industriais da fábrica;
– Desenvolver um tratamento de água antes de despejar água suja no sistema público de esgoto;
– Entre outras.
Um comprometimento da fábrica através de sua alta direção com estas ações, demonstra que, apesar de suas atividades industriais, ela é SUSTENTÁVEL.