Wi-Fi no Brasil
A tecnologia Wi-Fi é uma realidade em todos os lugares do mundo e no Brasil não é diferente. Você consegue imaginar como seria a sua vida sem o Wi-Fi?
Hoje em dia estar conectado é uma necessidade. A comunicação Wi-Fi se difundiu ainda mais com a presença dos Smartphones, que impulsionaram a busca por roteadores de alta capacidade para compartilhamento da tecnologia na rede doméstica e corporativa.
Encontramos a operação do Wi-Fi através do padrão IEEE 802.11, que ao longo da história evoluiu para atender à crescente demanda. Temos operação em 802.11 b/g/n/a/ac/ax, e de forma a facilitar o entendimento das variações e suas nomenclaturas, podemos considerar as versões mais recentes, conforme tabela abaixo:
Designação | Padrão IEEE |
Wi-Fi 4 | 802.11 n |
Wi-Fi 5 | 802.11 ac |
Wi-Fi 6 | 802.11 ax |
É possível encontrar nos dispositivos as figuras abaixo de forma a facilitar a identificação da capacidade de operação do Wi-Fi presente no equipamento.
Fonte: https://www.wi-fi.org/discover-wi-fi
Hoje, com o uso massivo de dispositivos conectados a uma rede e o progresso na oferta de serviços de streaming, se faz cada vez mais necessário obter acesso à internet de forma rápida, com a menor latência e capaz de atender o maior número de usuários. A sexta geração do Wi-Fi propõe atender essas demandas.
- Você conhece Wi-Fi 6? A nova geração da tecnologia mais presente na vida do usuário.
Wi-Fi 6 (802.11ax) é a sexta geração da tecnologia rede Wireless que apresenta ganhos importantes em performance. A nova geração trouxe consigo diversos fatores relevantes com diferenças interessantes para a versão 5. Ressaltamos, abaixo, algumas características expressivas baseado em literaturas e dados de fabricantes.
- Velocidade
Alcance de até 9.6 Gigabits/s, ou seja, uma evolução de 30% comparado com versão 5.
- Latência
Através do OFDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal) é possível obter uma maior eficiência na entrega das informações. A figura abaixo ilustra o conceito:
Fonte: https://www.qualcomm.com/media/documents/files/the-benefits-of-ofdma-for-wi-fi-6-a-technology-brief-highlighting-qualcomm-technologies-competitive-advantage.pdf
- Mais dispositivos conectados simultaneamente
No Wi-Fi 6 temos a possibilidade de encontrar produtos com até 8 antenas e através da tecnologia MU-MIMO (Multi-Usuário, Entrada Múltipla, Saída Múltipla) atender até 8 usuários/dispositivos diferentes. Na opção Mu-MIMO 8×8 temos a funcionalidade presente com uploads e downloads enquanto que na versão 5 somente Download.
- Segurança
O Wi-Fi 6 também é mais seguro. Com o emprego de todas características citadas acima é imprescindível que o roteador ofereça suporte a criptográfica WPA3.
- Wi-Fi 6E
O Wi-Fi 6E é a versão 6 da tecnologia operando na faixa de 6Ghz. Possui todos os benefícios do Wi-Fi 6 com uma melhoria significativa na oferta de canais disponíveis, evitando problemas de congestionamento. Desfrutar de streaming em alta resolução e aplicações de realidade virtual serão favorecidas pelo uso da versão 6E do Wi-Fi.
Recentemente, a Anatel publicou o ATO Nº 1306/2021, que estabelece os requisitos normativos para homologação dos dispositivos que operam na faixa de 6Ghz com tecnologia Wi-Fi 6E, o que coloca o Brasil em evidência mundial juntamente com EUA, Coreia do Sul e Chile, que adotaram medidas similares.
- Compatibilidade
Todas as gerações do Wi-Fi são compatíveis entre si. Com isso seria possível conectar um dispositivo Wi-Fi 4 com um roteador Wi-Fi 6 e vice-versa. A desvantagem é que para explorar todo o potencial disponível pela Wi-Fi 6E se faz necessário que os dispositivos (Roteadores, smartphones, devices, etc) sejam compatíveis com a tecnologia.
Além disso, se faz necessário que o provedor forneça um serviço de excelência, aliado a produtos de qualidade que em sinergia com a tecnologia Wi-Fi 6E possa garantir a máxima eficácia do sistema.
Produtos homologados pela Anatel garantem a operabilidade e segurança de toda a rede, ampliando a eficiência. A NCC Certificações, com mais de 20 anos de atuação no mercado, tem papel fundamental neste processo promovendo aos fabricantes e fornecedores do mercado a certificação de seus equipamentos, conforme regulamentação vigente na ANATEL.
- E O FUTURO?
Já existem grupos de estudos trabalhando no Wi-Fi 7 consolidando a próxima geração da tecnologia que trará melhorias ainda maiores no que tange a canais disponíveis e ao número de usuários simultâneos o que trará melhor performance.
Se você tem dúvidas sobre o processo regulatório de produtos com a tecnologia Wi-Fi, entre em contato conosco. Será um prazer auxiliar!
Material sujeito a mudança (s) em caso de alteração na (s) portaria (s). Publicado em: 15.04.21