Blog

Imagem do post

Internet via satélite: opção interessante?

Ainda não existe uma resposta clara sobre a eficiência da internet via satélite porém, já sabemos que ela foi pensada inicialmente para locais de acesso limitado à internet. A tecnologia foi criada para trazer conectividade a áreas remotas como fazendas, alto mar, deserto, entre outros; sendo uma alternativa interessante também em casos de desastres naturais.
Com o passar do tempo, algumas empresas começaram a investir pesado neste serviço e tem metas ambiciosas para oferecer internet rápida e abrangente via satélite ao redor do mundo. A ideia é optar por tecnologias que garantem redução de custos para os clientes e maior abrangência na prestação do serviço.
A operação consiste no uso de satélites com quatro antenas de alto desempenho, que agindo de forma combinada, terão os sinais transmitidos rapidamente. A intenção é expandir para milhares de satélites, que serão colocados cada vez mais em órbita, formando uma rede ampla de alta capacidade.
Os satélites têm formato de painel plano, pesam 260 kg e estão em baixas altitudes, de 550 km, para que possam se desintegrar na atmosfera mais rapidamente quando entrarem em desuso.
Para a residência do usuário é enviado um kit para montagem dos equipamentos, para que assim, possa receber e transmitir o sinal via internet para o satélite. Este kit deve estar devidamente homologado pela ANATEL.
Hoje já existem empresas oferecendo este serviço, que promete internet rápida e de longo alcance, com transferência de até 1GB por segundo e latência de 25 mil milissegundos.