Site em manutenção, caso necessite de alguma informação ou documento, favor contatar via canal WhatsApp disponível no site.

Purificadores ou Esterilizadores de ar são compulsórios de certificação?

Purificadores ou Esterilizadores de ar são compulsórios de certificação?

Devido a pandemia do COVID-19 a demanda por produtos de purificadores ou esterilizadores de ar aumentou com o intuito de deixar os ambientes residenciais e empresarias mais seguros.
A NCC destaca para você os produtos mais comuns e onde localizar os selos de certificação.
• Purificadores de ar com filtros: estes não deixam dúvidas que devem ser certificados pela Portaria nº 371, de 29 de dezembro de 2009.

• Esterilizadores de ar com tecnologia UV (Ultravioleta): como os esterilizadores funcionam sob condições controladas a luz e não possuem sistemas de filtragem, as normas particulares não abrangem este tipo de tecnologia e não são compulsórios pela Portaria nº 371:2009. Ressaltamos que se o produto trouxer tecnologia UV, mas realiza ventilação ou possui adicionalmente filtros, o equipamento automaticamente se torna compulsório.

• Esterilizadores de ar com Ozônio: como os esterilizadores funcionam gerando ozônio através de diversas tecnologias e não possuem sistemas de filtragem, as normas particulares não abrangem este tipo de tecnologia também não são compulsórios pela Portaria nº 371:2009. Ressaltamos que se o produto além da geração do Ozônio realizar também ventilação ou possuir filtros, o equipamento automaticamente se torna compulsório.
• Exaustores de ar com qualquer tecnologia aplicada para purificação do ar: estes também não deixam dúvidas que devem ser certificados pela Portaria nº 371:2009. Apenas o fato de haver a função de exaustão o produto se encaixa nas normas aplicáveis.
Destacamos aqui que a Portaria nº 371:2009 abrange somente produtos aplicáveis a ambientes residenciais e comerciais.
Produtos destinados a instalação industrial não se enquadra no âmbito do escopo da NCC.
Neste caso sugerimos o questionamento diretamente ao Inmetro, pela ouvidoria, para verificação da obrigatoriedade da certificação.

Como que eu saber se o produto adquirido possui certificação?
Muito simples! Você deve encontrar na embalagem e afixado ao produto um destes selos abaixo:

 

Importante

Produtos compulsórios que não são certificados são passíveis de multa, não corra este risco!

Se o seu produto é compulsório e você tem dúvidas de como certificar, sugerimos a leitura de outro conteúdo disponível aqui mesmo em nosso Blog Certificação de Eletrodomésticos clique no link para ter acesso http://www.nccgroup.com.br/certificacao-de-eletrodomesticos/ .

Ou se preferir obter mais informações, sobre Purificadores ou Esterilizadores de ar compulsórios de certificação entre em contato conosco. Será um prazer auxiliar!

Material sujeito a mudança (s) em caso de alteração na (s) portaria (s). Publicado em: 13.05.21