Site em manutenção, caso necessite de alguma informação ou documento, favor contatar via canal WhatsApp disponível no site.

Qualidade no projeto de produto

Qualidade no projeto de produto

Qualidade no projeto de produto

Um projeto de produto deve ser concebido e desenvolvido utilizando técnicas que assegurem a qualidade e confiabilidade em todo o ciclo de vida do produto.

Nos anos 60, o controle da qualidade era corretivo. Posteriormente, evoluiu com o aprimoramento das técnicas de inspeção, métodos estatísticos, ensaios de desenvolvimento, relacionados à segurança, desempenho e confiabilidade e ainda trabalhando com o conceito de qualidade total – adequação ao uso e qualidade no projeto.

Alguns fatores que afetam a qualidade são: materiais, tecnologia, máquinas, métodos, pessoas, operadores e gerenciamento (segundo Ishikawa e Feigenbaum).

Num ciclo produtivo, deve-se ter atenção para as seguintes abordagens abaixo, não se limitando apenas a estas:
• Falta de coordenação das equipes que participam das diversas etapas do ciclo produtivo;
• Indefinição das responsabilidades pelas ações de controle;
• Fluxo de informações não rastreável;
• Levantamento incompleto das expectativas e exigências do cliente;
• Falta de suporte pós-venda;
• Falta de monitoramento das competências das pessoas responsáveis pelas funções que afetam a qualidade.

O processo de planejamento de um novo produto deve ter um objetivo bem definido, considerando o seguinte:

O ciclo de vida do produto pode ser apresentado como:

• Fase 1 – Conceitual e Planejamento
• Fase 2 – Projeto e Desenvolvimento
• Fase 3 – Produção
• Fase 4 – Operação e Manutenção (descarte)

Técnicas utilizadas no controle de novos projetos:

 Análises do mercado e planejamento do produto;
 Análises estatísticas dos novos projetos;
 Análises de falhas (modo, efeito e criticidade);
 Análises de fatores humanos;
 Estudos relativos ao aperfeiçoamento que será realizado em cada uma das características considerando-se os efeitos das mesmas sobre as demais (‘tradeoff studies”). Por exemplo: confiabilidade X complexidade X peso X custo X segurança X performance X consequência das falhas X possibilidade de fabricação X possibilidade de inspeção X possibilidade de manutenção etc.;
 Análises do desempenho dos fornecedores de componentes, partes e peças;
 Planejar, o que significa analisar previamente a sequência de ações e seguir um roteiro de trabalho proposto para atingir um certo objetivo.

Um planejamento da qualidade bem executado define um roteiro para a empresa entregar produtos novos ou reprojetados, sem defeitos, dentro dos prazos e com custo pré-estabelecido. Este planejamento deve considerar a estrutura organizacional, análise crítica de projeto, ensaios de desempenho, ensaios de confiabilidade, ensaios de segurança, estudo potenciais de ferramental, análise de tolerâncias e certificação do produto.

A NCC tem reconhecimento do mercado em certificação de produtos, profissionais competentes para dar total suporte necessário e avaliar a qualidade de projeto do seu produto.

 

Material sujeito a mudança (s) em caso de alteração na (s) portaria (s). Publicado em: 13/12/22